Os Selos de Qualidade

 

Os vinhos italianos mais genéricos são os chamados "Vini da Tavola" ou vinhos de mesa. São o resultado da mistura de uvas, ou vinhos de diferentes áreas geográficas, de diferentes variedades, os chamados "mostos", ou uvas  de mais de uma safra. Seus rótulos se caracterizam somente pela referência a sua cor (branco, rosé, tinto) e nome e logotipo do engarrafador.

A próxima categoria são os vinhos "IGT" ou "IGP" (Indicação Geográfica Típica ou Protegida) e se posicionam entre os "Vini da Tavola" e os vinhos padrão DOC. São caracterizados são por uma indicação da área geográfica de cultivo das uvas e produção dos vinhos (por exemplo: Toscana), além do tipo de uva ou de uvas utilizadas (por exemplo: Sangiovese) e a safra, que indica o ano da colheita das uvas que, na Itália, ocorre normalmente no final de Agosto e início de Setembro.

A categoria seguinte são vinhos "DOC" (Denominação de Origem Controlada), posicionada entre as categorias "IGT" ou "IGP" e "DOCG". Ela indica que o vinho foi produzido em uma região específica e seus produtores tiveram que seguir rigorosos processos de cultivo das uvas, vinificação, maturação e até de embalagem dos vinhos. Estes processos geralmente são ditados e controlados por Consórcios de Viticultores de uma determinada região com o intuito de padronizar e elevar a qualidade dos vinhos produzidos na sua região. O consórcio italiano mais famoso é o Chianti Clássico, fundado em 1716, na região do Chianti na Toscana. Mais recente é o consórcio Bolgheri DOC, região onde se produz os famosos vinhos Sassicaia e também os "Super Toscanos".

A próxima categoria são os vinhos "DOCG" (Denominação de Origem Controlada e Garantida). As regiões  "DOCG"  são subdivisões das regiões DOC que produzem produtos excepcionais e têm que cumprir patamares e procedimentos de qualidade ainda mais elevados do que produtos idênticos da região DOC vizinha. A identificação DOCG foi criada porque muitos responsáveis da indústria viticultora italiana entenderam que a denominação DOC era atribuída de forma demasiadamente permissiva. Uma diferença significativa, por exemplo, é que os vinhos rotulados como DOCG são analisados e provados por uma comissão de técnicos do estado antes do engarrafamento. Para evitar manipulação posterior, as garrafas de vinho DOCG são seladas com um rótulo estatal numerado.

Com exceção dos "Vini da Tavola", oferecemos vinhos com todos os selos de qualidade apresentados. 

 

 

Veja abaixo a pirâmida de qualidade na classificação dos vinhos da Itália.

 

 

 

 

Sobre a loja

A ANNO DOMINI é um canal de venda de vinhos italianos para Pessoas Físicas e Jurídicas (Consumidor Final) que apresenta uma diversidade exclusiva, cuidadosamente pensada para você descobrir o melhor da Itália: desde a escolha dos nossos rótulos e vinícolas, até a importação direta dos vinhos em “containers" refrigerados, para garantir a mesma qualidade da origem. ** Para Pessoa Jurídica REVENDEDORA entre em contato através do “Fale Conosco” ou pelo email info@annodomini.com.br, que será um prazer atendê-lo.

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Anno Domini Comércio de Produtos para Casa Empresas e Alimentação Ltda. - CNPJ: 29.789.029/0001-86 © Todos os direitos reservados. 2018